Quais aspectos da “Escola clandestina” influenciaram a educação intercultural bilingue do Equador?

  • Autor
  • Danilo Espindola Catalano
  • Resumo
  •  

    Apropriando-se da metodologia da análise bibliográfica do artigo científico, Las escuelas clandestinas en Ecuador. Raíces de la educación indígena intercultural, o presente artigo, realizará uma revisão das influências que foram dadas para a Educação Intercultural Bilingue do Equador, após o processo de realização das “escolas clandestinas” pela ativista Dolores Cacuango, como uma prática de interculturalidade, que teoricamente se caracterizara nesta pesquisa em relação à multiculturalidade, com autores como Catherine Walsh e Silvia Riveira Cusicanqui e que se coloca por essa ativista como uma estruturação educacional que anos depois, no século XIX, foi implementado pelo governo equatoriano.

     

  • Palavras-chave
  • Interculturalidade, Equador, Multiculturalidade, Escola clandestina.
  • Área Temática
  • Educação e Decolonialidade na América Latina
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